Seven Terapias Integradas

POSSO FAZER EXERCÍCIO MESMO COM DOR?

Pode e deve, porém, algumas recomendações precisam ser respeitadas para melhor adaptação do corpo na prática da atividade. Isso significa, moderação, tempo de descanso, exposição gradual entre outros fatores importantíssimos na reabilitação do paciente. Mas calma, tudo será explicado para você no decorrer da leitura, então aproveite!

A dor ela faz parte da vida de milhões de pessoas. Isso porque nosso corpo é uma máquina espetacular que trabalha 24 horas por dia até mesmo em momentos de repouso. Com isso, é muito comum que alguns desconfortos apareçam tirando nosso foco de atenção e levando nosso cérebro a parar com as atividades que podem estar associadas a essas dores. Entretanto, quanto maior restrição ao movimento, pior será a adaptação do corpo. Sendo assim, é de extrema importância a manutenção dos movimentos do corpo mesmo que haja desconforto, para que nosso limiar de tolerância a dor possa sempre se manter em nível elevado. E como podemos fazer isso? Através dos exercícios!

A endorfina por exemplo é um dos hormônios liberados pelo exercício, isso porque nosso corpo é uma fábrica de produção de analgésico natural, isso mesmo que você leu, temos em nosso corpo uma espécie de farmácia onde quando solicitado são liberadas substâncias que irão auxiliar na diminuição da dor, porém a única forma de nos beneficiarmos disso é através do movimento. Não estou querendo dizer que você deva se movimentar de qualquer jeito, mas dizer que não existe segredo para buscar a fórmula mágica na diminuição da dor, tudo o que mais precisamos nosso corpo pode nos dar, apenas precisa ser estimulado.

Na prática, o que estou falando é que quanto mais movimento o meu corpo for capaz de realizar, mais hormônios relacionados na diminuição da dor será liberado pelo organismo. Agora que você entendeu um pouco sobre colocar o corpo em movimento, muito cuidado na hora de escolher os exercícios e suas intensidades, é de extrema importância um acompanhamento de um profissional. Mantenha o foco e não desista do processo! Forte abraço!

 

Wanderson Lima

Graduação em Fisioterapia pelo Instituto Pernambucano de Ensino Superior – IPESU (2020); Pós graduando em Traumato-ortopedia pelo Instituto PAIVA; Curso em reabilitação de Membros Inferiores; Curso em Prática Baseada em Evidência; Atualmente trabalha na área de Traumato-ortopedia na SEVEN Terapias Integradas

CREFITO: 315.196-F

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *