Seven Terapias Integradas

A dor é treinável

Você já parou para pensar ou até mesmo observar o desenvolvimento de uma criança? De fato, o processo de aprendizagem é algo totalmente natural e contínuo associado a estímulos externos como forma de potencializar a adaptação ao ambiente vivido. Entretanto, no decorrer da aprendizagem, obstáculos deverão ser superados, entre os mais comuns o inicio da marcha que levam muitos a caírem em suas primeiras tentativas. E será que eles não se machucam? Claro que sim, mas o incrível e mesmo inconscientemente o levantar é o prazer maior. O que a princípio gostaria que você entendesse era: por maior que sejam os obstáculos, o superá-los deve ser seu principal objetivo.

Quando nos deparamos com eventos como as olimpíadas por exemplo, vemos inúmeros atletas realizando feitos incríveis, batendo recordes, levantando o troféu ou até mesmo conquistando medalhas e nos perguntamos: como eles conseguiram tamanho feito? Simples, treinando. Ninguém nasce campeão de uma hora para outra, são dias, meses ou até mesmo anos de trabalho árduo para chegar ao topo, um corpo antes frágil tornou-se implacável, tudo isso pela adaptação a estímulos antes impossíveis de serem realizados.

Mais doutor, eles são atletas não sentem tanta dor! E quem falou que atleta não sente dor? Alguns deles até competem e são campeões mesmo com desconforto no corpo, e sabe por que isso acontece? Treinamento. Não estou aqui para transformar você em atleta, mas para dizer que quanto mais se treina mais se adapta e menos dor será sentida. Você sabe o que acontece quando a pessoa vai para a academia a primeira vez? No outro dia ela esta esgotada e com dor, por conta disso vai desistir de ir? Claro que não, com o passar do tempo o corpo vai se adaptar e, o que antes era traumático passa a ser prazeroso.

A dor ela não precisa ser evitada e sim treinada.

É muito comum que pessoas que tem dor evitem alguns tipos de movimentos essenciais para sua mobilidade, isso apenas vai criar no cérebro informações equivocadas quanto ao não mover aquela região, trazendo padrões alterados e dificultando ainda mais na reabilitação. Então mover-se de maneira controlada poderá torna-se um hábito levando o corpo a menores restrições.

E como podemos fazer isso? Não deixe de acompanhar nossa página.  Forte abraço!

Texto escrito por:

Wanderson Lima

Graduação em Fisioterapia pelo Instituto Pernambucano de Ensino Superior – IPESU (2020); Pós graduando em Traumato-ortopedia pelo Instituto PAIVA; Curso em reabilitação de Membros Inferiores; Curso em Prática Baseada em Evidência; Atualmente trabalha na área de Traumato-ortopedia na SEVEN Terapias Integradas

CREFITO: 315.196-F

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *