Seven Terapias Integradas

Um passo além da dor

Você já ouviu falar na célebre frase: “essa dor é coisa da sua cabeça”? De fato, para algumas pessoas onde a informação ainda é desconhecida, o tema relacionado a DOR ainda parece distante de ser compreendido, seja por profissionais da saúde ou/e principalmente por pessoas leigas no assunto. Entretanto, espero que ao término desta leitura sua mente se abra para uma melhor compreensão.

Então vamos lá…

Nada melhor do que começar explicando ao leitor a definição mais atual sobre o que é a DOR. Segundo a última atualização da Associação Internacional para o Estudo da Dor (IASP), caracteriza-se como “Uma experiência sensitiva e emocional desagradável associada ou semelhante àquela associada a uma lesão tecidual real ou potencial”. Ou seja, para que a pessoa passe por situações dolorosas e persistentes, não necessariamente a mesma precisa ter lesão de fato no corpo.

Se ainda está confuso(a), calma! Vou te explicar da forma mais simples possível para sua compreensão. Continue a leitura!

Entendemos que de fato a DOR é coisa de nossa cabeça, mas não na forma psicológica de pensar  e sim na interpretação do cérebro a estímulos potencialmente nocivos ao corpo, como por exemplo, uma pancada, uma queimadura, um corte etc. Porém, assim como a IASP mostrou em sua atualização, a dor não precisa apenas ter uma lesão REAL no corpo.

Hoje, estudos vem mostrando o quanto nosso cérebro tem a capacidade de potencializar algo antes inerte ao nosso corpo em experiências desagradáveis como a cronicidade de nossas dores, ou seja, a perpetuação de sinais e sintomas a tempos superiores a 6 meses. Mas afinal, existe algo que podemos fazer para melhorar nossas dores persistentes? A resposta é SIM!

Ficou curioso(a)? Não deixe de acompanhar nossas publicações. Forte abraço!

Texto escrito por:

Wanderson Lima

Graduação em Fisioterapia pelo Instituto Pernambucano de Ensino Superior – IPESU (2020); Pós graduando em Traumato-ortopedia pelo Instituto PAIVA; Curso em reabilitação de Membros Inferiores; Curso em Prática Baseada em Evidência; Atualmente trabalha na área de Traumato-ortopedia na SEVEN Terapias Integradas

CREFITO: 315.196-F

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *