Seven Terapias Integradas

FRATURA

O sistema ósseo é um sistema extremamente necessário para nosso suporte funcional e fixações. Por ele, temos a permissão de passar e transmitir tensões e gerar movimentos. Mesmo sendo um sistema rígido e denso, ele tem sua capacidade de deformação, mas claro, para tudo existe limite, e quando esse limite passa, é onde existe a fratura.  

As fraturas são classificadas de acordo com o grau, forma e quantidade de traços de fratura. Os mecanismo de lesão podem ser: tipo A (compressão), Tipo B (distração) e Tipo C (rotação). 

O tipo que chamamos simples, só o osso seria atingido, a exposta, a pele é atingida, e as famosas complicadas são quando atingem nervos, músculos, tendões, vasos etc.  

Existem também as fraturas que chamamos de incompleta, onde existe um traço de fratura, mas o osso em si não quebra e todos os sintomas de uma fratura são percebidos pelo paciente.  

O processo da inflamação decorrente da fratura ou lesão óssea aparece logo de início, mas pode demorar bastante a desaparecer e todos os indivíduos se queixam de muita dor e limitação decorrente disso.   

Uma das fraturas comuns de coluna seria a fratura de compressão: a parte em forma de barril (corpo) de um ou mais ossos das costas (vértebras) sofre colapso e é esmagada (comprimida) adquirindo uma forma de cunha. A maioria das fraturas de compressão resulta de força leve ou nenhuma força em pessoas idosas com osteoporose. 

Fraturas da coluna vertebral podem levar os ossos a fragmentar-se e, em consequência, pode ocorrer perda de altura. Múltiplas fraturas da coluna vertebral também podem causar alterações posturais ou postura corcunda. Uma queda, um acidente ou até uma má formação, por exemplo, pode pressionar, quebrar ou lesionar essa parte do corpo, causando a fratura na coluna.  

Em geral as fraturas de vértebras levam em média 12 semanas para consolidação. Mas claro que tudo dependerá de: idade, tipo de fratura, doença prévia e local. 

Quando suspeitar de fratura? 

Inchaço ou deformação;

Formação de uma área arroxeada;

Sons de crepitação ao movimentar ou incapacidade de movimentar o membro;

Encurtamento do segmento. 

Opções de Tratamento para a Fratura da Coluna Vertebral:

Repouso e medicação podem aliviar a dor, mas não consertam a fratura em sua coluna. O uso da fisioterapia para melhorar o aporte funcional vascular, uma boa nutrição ou em casos mais extremos: Cifoplastia com balão e Cirurgia de Fusão Espinhal. 

Na SEVEN Terapias Integradas temos uma equipe completa e competente para lidar com estes casos. Entre em contato conosco!

Texto escrito por: Thiago Freire

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Maurício de Nassau (2010); pós-graduação em Neurologia (IMIP); pós-graduação em Fisioterapia Aquática (CEPRA); formação Internacional Método Busquet; formação Internacional Método Bobath; formação em Kinesio Taping, formação internacional em Watsu I e II, Halliwick e Bad Ragaz; Formação em Shiatsu; Formação em RPG, Mulligan e Quiropraxia, Pós graduação em Fisioterapia Desportiva (em andamento). Atuou como fisioterapeuta do Santa Cruz Futebol Clube e como preceptor no IMIP. Atualmente é professor da pós-graduação do IMIP, e sócio da SEVEN Terapias Integradas.

 

Você também pode ver o vídeo da nossa Fisioterapeuta na íntegra através deste link: Thiago Freire fala sobre fratura de coluna

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *