Seven Terapias Integradas

OSTEOPOROSE

A osteoporose é uma doença osteometabólica muito comum, caracterizada pela diminuição da densidade mineral óssea e deterioração da microarquitetura do tecido ósseo com consequente aumento da fragilidade do osso e da susceptibilidade a fraturas. Essa condição pode se manifestar em qualquer osso do corpo, inclusive na coluna vertebral. As complicações clínicas da osteoporose podem incluir: depressão, dor crônica, perda de independência, deformidade e aumento da mortalidade. 

Sua causa está atrelada ao desequilíbrio entre formação e reabsorção do tecido ósseo. Explicando de uma forma mais clara, muito osso é perdido e pouco osso é formado. Existem vários fatores de risco como: sexo, idade, histórico familiar, dieta, níveis hormonais, tabagismo, medicamentos e atividade física. 

Quando falamos de tratamento, a fisioterapia tem um papel fundamental para pessoas com osteoporose. O principal recurso que pode ser utilizado pela fisioterapia é o exercício resistido, pois vários estudos mostram que exercícios que oferecem uma sobrecarga para os ossos, músculos e articulações contribuem muito mais que exercícios como os realizados na água. 

E por que isso acontece? Porque para que exista um maior aumento de tecido ósseo, é necessário oferecer carga para o que o corpo entenda que existe uma demanda que precisa ser suprida. Isso quer dizer que quando você faz exercícios com uma carga um pouco maior do que a que seu corpo está acostumado ele vai entender que precisa “produzir” mais tecido ósseo para aguentar aquele peso extra. Por isso que essa carga tem que ser progressiva e feita de forma organizada. E é nisso que a fisioterapia vai lhe ajudar, ela vai lhe oferecer os exercícios certos com a carga certa, para que seu corpo entenda que ele precisa estar mais forte para suportar vários tipos de carga. Essas cargas serão sempre ajustadas pelo fisioterapeuta para proporcionar sempre a mesma mensagem para o corpo, que ele precisa produzir mais força e consequentemente mais osso para suportar melhor as cargas impostas. 

Então, entendeu como é importante a atividade física na osteoporose? Entendeu que o fisioterapeuta vai lhe ajudar a proporcionar a carga certa na parte do corpo que você precisa? 

Na SEVEN Terapias Integradas temos uma equipe completa e competente para lidar com estes casos. Entre em contato conosco!

Texto escrito por: Danielly Gomes

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco (2014); mestre em Fisioterapia pela Universidade Federal de Pernambuco; formação em Osteopatia pelo IDOT (níveis estrutural, postural e visceral completos. Nível craniano em andamento); formação completa em Pilates (Pilates Zone); avaliação e tratamento pediátrico em Osteopatia (Cobra-RJ); terapia Crânio- Sacral (Upledger), além de formações na área de drenagem linfática, liberação miofascial, reabilitação vestibular e bandagens terapêuticas. Atuou como fisioterapeuta motora e respiratória na UTI-neonatal do Hospital Barão de Lucena. Atualmente é Sócia da SEVEN Terapias Integradas – unidade Boa Viagem, onde atua na Fisioterapia e Osteopatia.

Você também pode ver o vídeo da nossa Fisioterapeuta na íntegra através deste link: Danielly Gomes fala sobre osteoporose

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *