Seven Terapias Integradas

A gestação e suas alterações no corpo feminino

Pensar sobre a gestação, traz inúmeras incertezas, enxoval, parto, mas você já pensou nas adaptações que o corpo precisa fazer durante esses nove meses?? E ainda mais, conseguir dar o suporte necessário para o corpo materno e do bebê??

Bem, visivelmente o corpo feminino sofre muitas adaptações, e por dentro também, vários hormônios entram em ação, e todo o corpo inicia um processo adaptativo para suprir as necessidades maternas e do neném.

As principais adaptações ocorrem, através de uma relação direta das mudanças hormonais e nos músculos involuntários (são aqueles que funcionam sem necessariamente existir um comando – ex: músculos cardíacos e respiratórios); alterações cardiovasculares (aumento do fluxo de sangue circulante) – existe um aumento do aporte sanguíneo para o útero e para os rins; crescimento e deslocamento do útero – dando suporte ao crescimento do bebê; aumento do peso corporal – afinal existe outro ser humano dentro do seu corpo; e mudanças adaptativas devido a alteração do centro da gravidade – estas inclui aqueles conhecidos incômodos na coluna.

No primeiro trimestre, para algumas mulheres, é um período que o corpo é tomado por enjoos, e azias. Aí você pensa, se são ajustes normais, só preciso esperar passar, bem se eu te falar que você está enganada! Sim, E N G A N A D A, esses sintomas iniciais podem ser amenizados com a Osteopatia.

A Osteopatia pode auxiliar neste momento, conduzindo o corpo a fim de facilitar o processo de adaptação. Bem, um dos objetivos da Osteopatia é ajudar no processo de regulação, homeostase (equilíbrio), e é exatamente esse equilíbrio que a mulher precisa, uma reorganização do seu corpo, para essas alterações atípicas e temporárias que estão acontecendo.

Cada etapa é fundamental para o amadurecimento do corpo materno, bem como do crescimento e formação do corpo do bebê.

Passando a fase de enjoos e azia, e sendo liberada pelo seu obstetra (vale lembrar da importância dessa autorização, tá?!), chegamos aos segundo trimestre gestacional, nesse momento é orientado atividades físicas, para as mulheres que já praticavam atividade física regularmente, é importante conversar com seu médico sobre o retorno e com o profissional de educação física que é acompanhada para ajuste nos exercícios; para as mais sedentárias, iniciar uma atividade orientada é o ideal, é porque não o Pilates? Visto que será acompanhada por um profissional de fisioterapia, que avaliará suas condições e terá todo cuidado mediante as queixas que você possa apresentar.

Sim, o Pilates entra com benefícios de mobilidade, fortalecimento, alongamento, e preparação do corpo materno para os próximos meses, e para o trabalho de parto também.

Com o passar dos meses, o crescimento do bebê fica cada vez mais evidente, e chega aquela hora que toda gestante está com a mão na coluna, já viu ou viveu esse momento né?!

Sim, aparecem as temidas dores na lombar, ou na região do quadril. De fato o peso aumentou, o bebê cresceu, o corpo se adaptou, e a barriga esta maior, com esse deslocamento anterior (o centro de gravidade muda completamente todo o corpo).

Se você iniciou o acompanhamento com o osteopata, agora você vai gritar por ajuda. Essas dores são de um processo adaptativo (como tudo que acontece nesses nove meses), para o aumento do bebê, e para o parto. Todos os ligamentos, principalmente do quadril, ficam mais maleáveis, flexíveis, permitindo maiores amplitudes de movimento, e “alargando” estruturas, como o quadril. E essas dores aparecem. Trabalhar a nutrição dessas estruturas, mobilidade, vai ajudar muito nesse momento, e o osteopata está aqui para isso, ajudar o seu corpo com essas adaptações. E esse acompanhamento pode ir até o final da gestação e pós parto também viu?!

No pós parto, o corpo pode precisar de ajuda para se reorganizar e retomar o seu normal. A osteopatia entra também nesse momento, te ajudando a regular todo o mecanismo normal e funcional do seu corpo.

Ah, não esquece que é muito importante um acompanhamento multiprofissional, obstetra, nutricionista, fisioterapeuta, psicólogo…, todos estão preparados para te acompanhar nessa fase importante e cheia de novidades da sua vida.

Você está vivendo esse momento único? Conhece alguém que esteja?

Encaminha esse texto ou agenda já sua consulta na SEVEN Terapias Integradas. Nós podemos te ajudar!

Beatriz Louise de Lima Silva

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Católica de Pernambuco (2015). Pós graduação em fisioterapia aquática (Cepra). Formação internacional no Método Busquet (Les Chaînes Physiologiques). Formação em Osteopatia Estrutural, Postural e Visceral (Idot). Formação em andamento em Osteopatia craniana (Idot). Doula (Partejar). Formação em Pilates Clássico (Pilates Move). Curso em Auriculo Acupuntura e Ventosaterapia aplicada. Formação internacional em Kinesio Taping (Kinesio Association). Formação internacional em Watsu I (WABA), Halliwick e Bad Ragaz. Curso de ginástica laboral e blitz postural. Atualmente é Fisioterapeuta no IMIP, Preceptora de estágio da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS), e Fisioterapeuta na Seven Terapias Integradas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *