Seven Terapias Integradas

Dores no Quadril

A articulação do quadril é formada pelo acetábulo e a cabeça do fêmur. Essas estruturas são cobertas por uma cartilagem que permite que os movimentos sejam feitos. O quadril realiza os movimentos de flexão, extensão, abdução, adução, rotação interna e externa, além do movimento de circundação. Algumas doenças como osteoartrite, Artrite Reumatóide, Espondilite Anquilosante e Osteonecrose podem gerar lesões na cartilagem do quadril comprometendo o movimento e causando dor.

As lesões podem ser tratadas com Fisioterapia, no entanto quando há um desgaste irreversível pode ser necessário uma cirurgia (Artroplastia do Quadril). No processo de reabilitação do quadril o método Pilates pode ser utilizado com muita eficácia e segurança pois ele consegue abranger diferentes públicos e também com diferentes finalidades.

O método pode ser adaptado aos cuidados necessários, apresentando poucas contraindicações e permitindo a progressão e melhora do indivíduo. O Pilates pode fazer parte do tratamento tanto no pré, como no pós-operatório. Nos dois momentos a atividade vai ajudar a aumentar a força, mobilidade e amplitude de movimento da articulação acometida e estruturas adjacentes.

Os exercícios compõem contrações isotônicas (concêntricas e excêntrica) e, principalmente isométricas. Junto com a respiração o centro de força é ativado, utilizando os músculos do tronco como também do assoalho pélvico, que são de suma importância para a reabilitação do quadril. São utilizados exercícios ativos, fortalecimento e propriocepção. O Pilates consegue trabalhar o corpo de maneira global, trazendo melhora em toda composição corporal.

Na SEVEN Terapias Integradas, você conta com uma equipe especializada e pronta para realizar seu tratamento de forma personalizada e de qualidade.

Texto escrito por:

 

Gabriela Maria Ferreira Fradique

Graduação em FISIOTERAPIA pela Universidade Maurício de Nassau (2011). Formação em Pilates pela MESOSPILATES, Formação em Osteopatia Estrutural e Visceral (IDOT), Formação em Posturologia (IDOT), Formação em Osteopatia Craniana (IDOT) – em andamento, Curso de Drenagem Linfática Manual e Terapia Manual, e Formação em Shiatsu. Atualmente atua na área de Pilates e Osteopatia na Seven Terapias Integradas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *