Canelite é o nome popular dado a síndrome do estresse tibial medial, é uma queixa comum em atletas que correm médias e longas distâncias, mas que pode também estar presente em outros esportes como por exemplo: tênis, basquete, futebol, sendo comum em atividades que tenham impacto repetitivo. A sua maior característica é a DOR na região da metade inferior do osso da tíbia. A Canelite tem como principais causas: Overtraining (excesso de treinamento), fraqueza muscular dos membros inferiores, uso de tênis inadequado e ter o arco do pé muito rígido. Nesses casos o diagnóstico é fundamental para que essa síndrome não se torne uma fratura por estresse. O tratamento é feito para redução dos sintomas e preparo do atleta para voltar ao esporte por meio de alongamentos, uso de crioterapia, Tens e exercíciosde fortalecimento.
Fisioterapia esportiva
Tendo em vista o desconforto dessa síndrome tão comum entre atletas, porque não falar em PREVENÇÃO no esporte?
Antes de qualquer medida ser adotada, temos que contar com a conscientização do atleta, sendo ela de total importância para essa prevenção. Para prevenir o surgimento da canelite devemos trabalhar o fortalecimento dos músculos dos membros inferiores, utilizar calçado adequado para a prática esportiva, alongar a musculatura de forma global, ter um bom aquecimento antes da prática esportiva e não aumentar o volume ou intensidade do treinamento em mais que 15% semanalmente.
Na SEVEN Terapias integradas, contamos com o serviço de reabilitação dessa lesão, além da prevenção através de sessões de recovery, com técnicas de liberação miofasciais (instrumental ou não), ventosas, entre outros.
Ligue e agende seu atendimento personalizado!