Resolver tudo pelo celular pode ser muito prático. Mas também pode criar um problema de saúde.
Parecia que estávamos indo tão bem cada vez mais equilibrados em duas pernas, mas de uma hora para outra nossa atenção foi desviada a ponto de transformar nossa postura.
A equipe do Jornal Nacional chamou um fisioterapeuta pra ajudar a identificar o chamado “pescoço de texto”. O nome é porque a cabeça fica abaixada quando você está digitando no celular. “É como se tivesse um avançar da cabeça em relação à linha média.”, diz o fisioterapeuta Leonardo Machado.
Veja na imagem abaixo que o pescoço está à frente do eixo vertical do corpo. O problema é que, depois de algum tempo, mesmo quando a pessoa não está olhando o celular, a cabeça permanece fora do eixo.
Jornal Nacional: Alguém já te falou isso?
Márcio Tadeu de Almeida, funcionário público: Não, não percebi. Agora, até vocês falando, percebi com a situação realmente.
Ele não percebeu porque a dor ainda não começou.
Jornal Nacional: O problema é o futuro?
Leonardo Machado, fisioterapeuta: Quando essa dor começar a se instalar, será um sinal de que o corpo esgotou todas as formas de adaptação e conforto. Só que essa dor geralmente está associada já a um processo degenerativo já instalado.
O certo é deixar o celular mais na altura do olho. O pescoço faz menos força.
A cada hora que você abaixa a cabeça para ficar olhando no celular, é como se um peso de 25 quilos tivesse na sua nuca, o que faz com que o seu pescoço fique se projetando cada vez mais pra frente.
Alguns sinais podem indicar que sua postura não está legal, como ter dificuldade de encostar a cabeça no banco do carro, por exemplo.
Além de corrigir os maus hábitos durante o uso dos smartphones, você pode realizar atividades como o Pilates ou exercícios de alongamento que vão ajudar a melhorar estas alterações. Mas se a dor já apareceu, a melhor opção é procurar um Fisioterapeuta que trabalhe com Terapia Manual. Com métodos como a Osteopatia e o Método Busquet, o alívio das dores e a melhora da postura ocorrerá em poucas sessões.
Fonte: modificada de g1.com.br
Ligue para a SEVEN Fisioterapia e agende sua avaliação com um de nossos Fisioterapeutas especialistas em Terapia Manual ou Pilates. Cuide da sua saúde!