É muito comum chegar em nosso consultório pacientes com queixas de dor no ombro, às vezes tão limitantes que impedem de realizar as atividades mais corriqueiras como pentear os cabelos. Por isso resolvemos falar um pouco sobre ela hoje.
As causas de desconfortos no ombro são inúmeras e passam desde uma posição errada na hora de dormir até uma disfunção visceral que altera a biomecânica da região. Então vamos para as dicas de cuidados que você deve ter para aliviar seus sintomas ou prevení-los:
– nunca durma de barriga para baixo;
– evite dormir em cima do braço, a posição ideal é de lado com os braços formando um ângulo de 90 graus com o tronco (pode ser abraçado à um travesseiro) ou de barriga para cima com travesseiro embaixo das pernas e os braços ao longo do corpo;
– ao trabalhar no computador, mantenha o antebraço apoiado no encosto da cadeira para não sobrecarregar os músculos do pescoço e ombros;
– se você gosta de academia, evite realizar exercícios de abertura dos braços acima de 90 graus com a palma das mãos voltadas para baixo, isso pode gerar ou piorar impactos na região;
– para os atletas, de vôlei por exemplo, busque sempre realizar um fortalecimento da musculatura estabilizadora do ombro e sessões de alongamento para prevenir lesões.
– esforços repetitivos, seja no esporte ou fora dele, devem ser realizados com intervalos de descanso e reforço de musculatura.
Quando a causa é uma víscera que se apresenta em disfunção gerando uma informação incorreta a grupos musculares da região, a biomecânica (funcionamento) vai ser comprometida, podendo surgir as dores e a incapacidade funcional, como por exemplo uma dor de estômago que gera dor reflexa na região torácica (dor imprecisa) e no ombro.
O importante é ficar atento para os primeiros sinais de desconforto e procurar a ajuda de um profissional que consiga identificar a real causa da sua dor.
Na SEVEN Fisioterapia temos métodos de tratamento com avaliação criteriosa para encontrar a causa de suas disfunções e combatê-las de verdade! Ligue e agende sua avaliação!
Denize Bastos de Aragão
Fisioterapeuta Especialista em Osteopatia
Sócia-Administradora da SEVEN Fisioterapeuta