O sentar hoje é o antigo fumar. O que quer dizer isso? Que ficar sentado o dia todo faz muito mal à sua saúde.
Nossa coluna não foi feita para aguentar muito tempo na mesma posição, principalmente sentado.
Hoje, com o uso dos smartphones e computadores, além das horas que se passa sentado no trânsito, as pessoas estão sofrendo muito com dores que se transformam em verdadeiros limitadores para as atividades do dia-a-dia.
A seguir, algumas dicas de como cuidar da saúde da sua coluna:
– Evite passar muito tempo sentado, a cada 40 minutos ou uma hora levante, vá ao banheiro ou tome um copo de água, mas levante-se!
– Quando estiver sentado, mantenha seu tronco alinhado e apoiado no encosto da cadeira (não vale cadeira que deita ou que não tem apoio). Joelhos e quadris em um ângulo de 90º de flexão e os pés apoiados no chão ou em um descanso de pés.
– Mantenha a cabeça alinhada. Lembre-se: a mobília é que tem que se adaptar a você e não o contrário. Coloque suportes ou apoios para elevar a tela do seu computador até a altura dos olhos. No caso de notebook, faça isso e providencie um teclado auxiliar para não ter que ficar com os braços elevados, ok?! Sua cervical e ombros vão agradecer.
Para o sofá:
Quando o assunto é sofá, o ideal é unir o design ao conforto, principalmente se você sofre de dores na coluna, por isso aqui vão algumas dicas:
– Escolha um tecido que não escorregue. Se o seu escorrega coloque uma manta para aumentar a aderência.
– Um sofá muito macio pode não ser sinônimo de conforto, pelo menos não por muito tempo, por isso escolha uma densidade média, nem muito fofo, nem muito duro.
– Não deve ser muito largo, porque quando sentados devemos permanecer com os pés apoiados no chão, do contrário as pernas ficam pressionadas contra o assento dificultando a circulação do sangue nos membros inferiores. Caso o seu sofá seja desse tipo, use almofadas nas costas até que os pés apoiem devidamente.
– Não se deve sentar na beirada deixando um espaço entre a bacia e o encosto porque isso faz com que o peso do corpo saia dos ísquios (os famosos ossinhos do bumbum) e passe para o sacro deixando assim toda a carga na coluna lombar, portanto sente-se o mais para trás possível mantendo os pés no chão, se o encosto estiver distante use almofadas nas costas.
– O sofá não foi feito para deitar, portanto evite. Se for deitar fique de barriga para cima, sem apoiar a cabeça no braço, prefira usar um travesseiro. Os pés sim, podem ficar apoiados no braço do sofá, ajudando o retorno do sangue, mas coloque uma almofada atrás dos joelhos para não forçá-los para trás.
– Se for deitar de lado a regra do travesseiro na cabeça continua valendo, mas a almofada passa a ser usada entre os joelhos e não cabe apoiar os pés no braço do sofá.
– Se sentir sono, vá para a cama! Evite dormir no sofá, pois se estiver sentado e pegar no sono, a cabeça penderá para o lado podendo causar lesões e mesmo se estiver deitado, há risco de desconforto e das horas de sono levarem à posturas erradas, gerando dores.
– Use o sofá para sentar e relaxar, mas fique de olho na coluna e lembre-se: de hora em hora, levante-se para esticar as pernas e o corpo e aproveite para beber um bom copo d’água.
Fonte: parcialmente de espaço fluir
Ligue para a SEVEN Fisioterapia e agende sua avaliação com um de nossos Fisioterapeutas especialistas em Terapia Manual ou Pilates. Comece a cuidar da sua saúde e tenha qualidade de vida!