Com a chegada do frio, as pessoas ficam mais vulneráveis à sinusite.
A Sinusite pode ser aguda ou crônica e é uma inflamação dos seios da face, caracterizada por uma secreção espessa, amarelada, contínua, com dor localizada nos seios paranasais e frontais.
Os principais sintomas da sinusite são o corrimento nasal, a sensação de “peso” na face, além de febre, dores de cabeça (o muco que se acumula pode bloquear a comunicação entre nariz e seios produzindo pressão), e obstrução nasal, por exemplo.
A Terapia Manual atua com técnicas que liberam os seios da face com a finalidade de ajudar a eliminar as secreções. O objetivo é estimular a circulação sanguínea para ajudar a drenar a secreção acumulada, normalizando a função da mucosa e ajudando a cessar a inflamação.
Alguns sintomas relacionados à sinusite podem vir de disfunções cervicais, como a dor na região infraorbitária e a cefaleia. Neste caso, a dor geralmente é sentida na região occipital, podendo irradiar para um dos lados da cabeça, atrás dos olhos e face. A dor quase sempre é unilateral, sendo que sua irradiação tende a ser constante. A dor é pior pela manhã, aliviando ao longo do dia e podendo vir a intensificar novamente no final da noite, ao deitar-se. Ao longo do dia, movimentos gerados por tosse, espirro, sacolejar do carro, podem intensificar a dor de cabeça.
Se você sofre com esses sintomas, agende sua Avaliação na SEVEN Fisioterapia e ganhe qualidade de vida. Nós podemos te ajudar!