Seven Terapias Integradas

Osteoporose

A osteoporose é uma doença crônica metabólica que enfraquece os ossos por deterioração e perda progressiva de elasticidade e homogeneidade. Ela reduz a quantidade óssea, tornando-os frágeis e suscetíveis às fraturas.

Uma doença silenciosa capaz de invalidar ou incapacitar os portadores. Normalmente não apresenta sintomas iniciais e, em estágios avançados, pode ocorrer a diminuição de alguns centímetros da estatura e aumento da cifose dorsal, em consequência das deformidades por compressão e achatamento das vértebras.

As mulheres têm maior probabilidade de desenvolver a osteoporose por causa da queda da produção de estrógeno após a menopausa. Com a queda do hormônio os ossos passam a perder Cálcio, o que os deixam mais frágeis.

Também são fatores de risco:
– Histórico familiar,
– Baixa estatura,
– Raça branca ou asiática,
– Baixa ingestão de cálcio e vitamina D,
– Sedentarismo,
– Tabagismo, entre outros.

A densitometria óssea por raios X, mede a densidade mineral do osso no fêmur e na coluna lombar e é um exame fundamental para diagnosticar a osteoporose. O ideal é que os exames sejam realizados de forma preventiva, para que o diagnóstico aconteça no estágio inicial.

O exercício físico ajuda na renovação celular dos ossos, deixando-os mais fortes. Iniciar as atividades no Pilates é o ideal porque os exercícios são realizados com menor impacto nas articulações e não sobrecarregam os ossos; também melhora a respiração, a ficar e se manter em pé com menos dores; melhora a circulação sanguínea das pernas; ajuda a melhorar a postura, corrigindo a posição da cabeça que, geralmente, está mais voltada para frente; além de fortalecer os músculos e aumentar a flexibilidade do corpo.

Procure um nutricionista que irá auxiliar na reeducação alimentar, com orientações específicas, individualizadas e de forma correta, de acordo com suas necessidades.

Entre em contato com a SEVEN Terapias Integradas e agende uma consulta com nutricionista e sua sessão de Pilates. Estamos te esperando.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *