A menopausa é considerada o fim da fertilidade da mulher. Altera os níveis de hormônios e modifica o funcionamento do seu corpo. Neste momento podem aparecer tensão muscular/cefaleias tensionais e dores nas articulações.
A tensão muscular surge da contração muscular excessiva como resposta a uma situação anormal. Muitas mulheres nesta fase, se queixam de fortes dores musculares, que as impedem de realizar as suas atividades mais básicas e rotineiras.
As cefaleias tensionais são uma resposta à tensão muscular no pescoço, nos ombros e na cabeça provocada pelo estresse e pela angústia de toda a situação. Elas aparecem em geral pela manhã ou nas primeiras horas da tarde e agravam-se ao logo do dia. É uma dor sentida sobre os olhos de forma moderada e constante que piora ao longo do dia como se algo estivesse a “apertar” a cabeça. Esta dor pode ser localizada apenas na zona frontal ou irradiar para a nuca e até mesmo para os ombros.
As dores nas articulações (Artralgia), podem aparecer alguns anos antes da entrada real na menopausa. As articulações possuem receptores do hormônio estrogênio, que atuam como um anti-inflamatório natural e que na menopausa, deixa de ser produzida, podendo causar dores generalizadas nas articulações. Trazendo ainda sintomas como o calor, rigidez e inchaço na zona afetada. É também comum que ao levantar-se, a mulher sinta dificuldade de movimentos, devido à rigidez das articulações.
Algumas alterações que acontecem na menopausa são:
-Articulações: Diminuição da mobilidade articular, rigidez;
-Músculos: cansaço, dor nas costas, diminuição da força muscular;
-Ossos: Perda da densidade óssea;
-Sistema urinário: secura vaginal, enfraquecimento dos músculos que suportam o reto, útero e bexiga, tendência a desenvolver infecções urinárias e vaginais;
A Terapia Manual age na prevenção e na reabilitação dessas alterações. Entre em contato com a SEVEN e agende sua Avaliação com um de nossos fisioterapeutas. Teremos prazer em te ajudar.