Técnica antiga que vem se tornando popular por ser uma alternativa minimamente invasiva de desintoxicar o organismo e reduzir dores, entre outros benefícios.
Você provavelmente acompanhou as Olimpíadas Rio 2016, onde muitas pessoas notaram as manchas roxas no corpo de Michael Phelps. Depois de especulações, o nadador revelou que as marcas faziam parte de um tratamento chamando VENTOSATERAPIA.
A técnica é feita para criar um vácuo e fazer sucção da pele em diferentes áreas do corpo. Os efeitos são: facilitação de fluxo sanguíneo, estímulo no interior dos órgãos abdominais, ajuda no equilíbrio do PH do sangue, estímulo das papilas sensitivas da pele, promoção de fluxo energético e sanguíneo. A técnica também pode ser usada para fins estéticos, como por exemplo a redução de celulites, melhora de cicatrizes, aderências e drenagem da linfa. Tem como indicações a melhora do estresse, relaxamento físico e mental, eliminação de formigamentos e dormência dos membros superiores e inferiores, promoção de alívio de problemas relacionados ao reumatismo, funciona como um facilitador de movimentos articulares e atua na exclusão de nódulos de tensão.
As ventosas ainda podem ser usadas para fazer massagem, o que evita as marcas deixadas pela aplicação da técnica convencional. O terapeuta aplica óleo terapêutico sobre a pele e faz deslizamentos com objetivo de massagear, aumentando o fluxo da linfa, retirando adesões e fibroses, reduzindo o edema e ativando a circulação de uma maneira geral ou específica do corpo. Esses procedimentos não são recomendados para pacientes com febre, cólicas, alergias na pele, queimaduras recentes, e no abdômen e região lombar de gestantes.
Mas atenção: a utilização dessa técnica não substitui outros tratamentos, ela deve ser sempre associada a outros métodos de reabilitação (Osteopatia, Metodo Busquet, Fisioterapia…) para melhores resultados.
Quer saber mais ou agendar sua avaliação? Entre em contato conosco!
Texto escrito por:
Wanda de Cássia Silva de Albuquerque
Graduação em Fisioterapia pela Faculdade Pernambucana de Saúde (2016). Formação em Pilates (PilatesZone), Curso de Nivelamento em Língua Brasileira de Sinais, Curso em Clinic Taping, Pós graduanda em Traumato-Ortopedia e Esportiva (INTERFISIO). Atualmente atua na área Pilates e Fisioterapia Traumato Ortopédica na SEVEN Terapias Integradas.