Andar de bicicleta faz bem para o corpo e para o meio ambiente, mas, sem os cuidados necessários, a prática pode gerar lesões na coluna e nos membros inferiores.
A postura correta sobre a bicicleta é determinante para evitar as dores, pois alterações posturais fazem com que o corpo realize compensações que podem gerar disfunções e provocar dor na cervical, ombros, mãos, lombar, região do períneo, joelho, pés.
Adotar a postura adequada também auxilia na respiração favorecendo o trabalho do diafragma (a má postura pode alterar o funcionamento dos músculos respiratórios);
Durante a pedalada vários músculos podem ser afetados, por isso a escolha e a regulagem correta do equipamento são importantes para evitar as Dores.
As tendinites nos joelhos são comuns para quem anda de bicicleta. Percurso com muitas subidas e pedaladas travadas, com o tempo pode causar lesões.
Na hora da escolha deve- se definir qual será a finalidade da bicicleta.
-Respeitar o seu tamanho é fundamental (altura do ciclista x tamanho da bicicleta).
-A bicicleta deve ser adequada para seu tipo físico (o tamanho de tronco e perna irá determinar o número do quadro da bicicleta).
É importante que o ciclista prepare seu corpo para o esforço da pedalada. Nesses casos, o trabalho realizado na Terapia Manual tem o objetivo de corrigir as disfunções, melhorando a postura, prevenindo lesões e reduzindo as dores.
O Pilates também auxilia no fortalecimento dos grupos musculares que serão exigidos no momento da atividade.
Na SEVEN Fisioterapia, você encontra profissionais capacitados para prevenir e reabilitar essas lesões. Entre em contato e agende sua avaliação.