Milhares de pessoas no mundo sofrem com uma doença incapacitante e que é conhecida popularmente por enxaqueca. É caracterizada por crises repetidas de dor de cabeça, frequentemente associada a enjoos, desconfortos com a exposição à luminosidade e sons. Alterações musculares e articulares na região do pescoço também podem estar envolvidas e influenciarem na progressão e na cronicidade da doença.
É comum que os pacientes apresentem: redução de movimento do pescoço e articulações próximas, presença de pontos de tensão em alguns músculos e alterações posturais como a cabeça projetada para frente. Outra característica importante é que estes pacientes podem apresentar a cinesiofobia que é o medo que o movimento da cabeça aumente ou inicie uma crise, gerando uma menor mobilidade articular e uma reorganização dos músculos da cabeça e do pescoço. Todas estas alterações podem mandar informações para o sistema nervoso central e assim contribuir para o início e a propagação da enxaqueca.
A fisioterapia atua com o objetivo de favorecer um melhor alinhamento corporal, promover alívio das tensões musculares, consequentemente, diminuindo os estímulos que podem gerar dor. Assim, a adição do tratamento da fisioterapia acelera a melhora clínica e reduz as dores através de técnicas como terapia manual e exercícios de reeducação muscular.
Agende já uma avaliação e tenha uma melhor qualidade de vida.